AEPG

Redações de alunos sobre o tema adoção emocionam

Posted on: 25 de maio de 2011

Nesta quarta-feira (25 de maio), data em que se comemora o Dia Nacional de Adoção (25 de maio), a Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja,), em parceria com a Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), realizou solenidade de premiação do concurso de redação sobre o tema. Foram premiadas uma redação por turma do ensino fundamental (6º ao 9º ano) das redes pública e privada.

A juíza da Primeira Vara Especializada da Infância e Juventude da Comarca de Cuiabá, Cleuci Terezinha Chagas, afirmou que ficou impressionada com a consciência da realidade e com o desapego ao preconceito das crianças. “Pela abordagem dos textos nasceu em mim uma esperança de que estamos formando uma sociedade melhor. Os adultos têm muita dificuldade de entender o ato de entrega de um filho para adoção. Mas as crianças mostraram, com sabedoria, que problemas como as drogas têm impedido a constituição das famílias”, salientou. Também estiveram presentes na solenidade a juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Helena Maria Bezerra Ramos, e a secretária-geral da Ceja, Elaine Zorgetti Pereira.

A presidente da Ampara, Lindacir Rocha, destacou que a comissão julgadora se surpreendeu com a abordagem de temas levantados pelos alunos correlacionados à adoção, como abandono, aborto, violência, drogas e a vida nos abrigos. “Foi difícil escolher apenas um texto por ano de ensino. Todos os inscritos desenvolveram muito bem o tema adoção”, assinalou.

Segundo a presidente da comissão da Infância da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso e representante da Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), também parceira da atividade, Rosarinha Bastos, as histórias escritas pelos alunos emocionaram. “Os trabalhos dos alunos mexeram muito com a minha vida. Foram textos emocionantes, tanto na ordem informativa quanto emocional e afetiva”, relatou.

Foram premiadas as redações dos seguintes alunos: 6º Ano – Leilinay Cândida de Oliveira – Escola Cooperar, 7º Ano – Yasmim de Souza Cavaleira – Colégio Cema, 8º Ano – Mateus Oliveira Shomer – Colégio Salesiano Santo Antônio, e 9º Ano – Larissa Almeida de Oliveira – Colégio Salesiano São Gonçalo.

Ainda nesta quarta-feira está programada atividade de sensibilização sobre adoção para o público presente no Pantanal Shopping, em Cuiabá. No local, várias lojas vestirão os ‘manequins’ das vitrines com a camiseta da campanha permanente Adotar é Legal.

A programação seguirá na quinta-feira (26 de maio), com um quiosque instalado no Sesc Arsenal, com telão para divulgação de materiais e apresentação de filme educativo sobre adoção. O início está previsto para as 17h.

Para fechar as atividades da semana, na sexta-feira (27), às 9h, a atividade será na Praça da República, onde serão realizadas panfletagem e distribuição de cartilhas para divulgar e orientar sobre o processo de adoção.

Fonte: O Documento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

AEPG no Twitter

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: